CASAMENTO CIVIL

O casamento civil é um contrato público, efetuado na presença de um juiz de paz, entre duas pessoas que decidiram assumir determinados compromissos. Pode ser realizado no próprio cartório, no local da festa ou na igreja onde será realizado o casamento religioso (se permitido)

A cerimônia em cartório pode ser realizada de segunda a sexta-feira, entre 9 e 17 horas e, aos sábados, entre 9 e 12 horas, de acordo com a disponibilidade do juiz. O casamento dura de 10 a 15 minutos.
Outros horários poderão ser agendados para a realização do casamento fora do cartório.

É necessário pagar uma taxa no cartório, mas caso a cerimônia seja realizada em outro local, essa taxa será maior. Confira os preços no cartório mais próximo de sua residência.

O juiz só poderá realizar o casamento na presença de no mínimo duas testemunhas.

O casamento civil pode ser uma cerimônia simples ou não, vai depender da vontade do casal, do número de padrinhos e de pessoas convidadas.

A noiva deve usar uma roupa bonita e discreta e uma maquiagem suave.
Deve fazer um penteado bonito, mas sem exageros.
O noivo deverá usar terno e gravata.

Observação: Muitas pessoas não dão importância ao casamento civil, deixando a produção especial apenas para a cerimônia religiosa.
É bom lembrar que as fotos do civil também irão para o álbum do casal, por isso, se o seu noivo estiver usando calça jeans, isso ficará registrado.

Para a cerimônia realizada no cartório, os casais que optarem por não ter uma cerimônia religiosa e que só se casam no civil, poderão convidar um maior número de pessoas, além dos padrinhos e parentes.
Neste caso, a cerimônia é realizada em uma sala reservada, ao redor de uma mesa grande, presidida pelo juiz.

Se este for o caso, a noiva poderá se vestir com mais capricho e até mesmo usar chapéu ou arranjo na cabeça, mas não deve exagerar na maquiagem e nem no vestido.

Se vocês quiserem e tiverem condições, logo após a cerimônia civil, poderão oferecer uma taça de champanhe, salgadinhos e aperitivos ao juiz, amigos, padrinhos e parentes que comparecerem.

Normalmente é um encontro simples. Dependendo do horário do casamento, uma boa opção pode ser oferecer um café da manhã ou um brunch.

Alguns casais têm optado por realizar o casamento civil no mesmo dia do religioso.
Neste caso, o juiz realiza o casamento na presença de duas testemunhas, durante a festa ou na igreja, após a cerimônia religiosa.