Festa de Noivado

Vejam algumas dicas para se comemorar o seu noivado.

A recepção para os familiares de ambos (pais, irmãos e avós), geralmente é oferecida pela família da noiva ou os próprios noivos que oferecem um jantar ou um almoço.

Normalmente, além dos familiares, somente as pessoas mais íntimas serão convidadas, não é necessário enviar convites impressos.
Convidem pessoalmente ou por telefone.

Não precisa ser nada muito formal, o importante é que seja íntimo e agradável, podendo ser realizada na casa da noiva ou em um restaurante.

Se quiserem encomendar um bolo, calculem aproximadamente 100g por pessoa ou 60g, caso haja outra sobremesa.

Para uma festa maior:

Caso vocês resolvam dar uma festa maior, deverão optar por fazer convites impressos, os quais devem ser menor que o de casamento.

A recepção deverá ser em um restaurante ou até mesmo um salão de festas, podendo ser na casa da noiva (se comportar adequadamente todos os convidados).

Todos os que forem convidados para a festa de noivado deverão ser convidados para o casamento (cerimônia e festa).

Estilos de festa de noivado:

Descontraída: quando os noivos recebem os convidados já com as alianças no dedo e, no momento escolhido, brindam com champanhe para comemorar a decisão.

Tradicional: Após o jantar, o noivo e a noiva se levantam, ele anuncia o momento especial e poderá dizer algumas palavras, se desejar. Os noivos trocam as alianças na presença dos convidados e o champanhe será servido para todos. Após o brinde, cortam o bolo.

Se o noivo resolver, ao invés da troca de alianças, somente presentear sua noiva com um anel de noivado, isso poderá ser feito:

1- Só entre os dois, que em outra ocasião poderão receber os parentes para uma comemoração;

2- No dia do jantar, assim como no noivado tradicional.

Obs: O anel de noivado não substitui as alianças.
Neste caso elas deverão ser providenciadas para o dia do casamento.

Nesta ocasião, os amigos podem ou não enviar presentes, mas seria bom oferecer uma lembrança para a futura casa ou flores acompanhadas de um cartão de felicitações para o casal.

Quanto aos trajes, A noiva não deverá vestir branco, afinal, ainda não é o casamento, e tanto os noivos quanto os convidados devem se vestir de acordo com a ocasião, dependendo do horário, tipo e local da festa, etc.

Cada casal pode optar por comemorar o noivado de acordo com seu gosto e suas possibilidades.

Há casais que preferem não fazer uma comemoração formal e apenas comunicam o acontecimento aos parentes e amigos; alguns noivos preferem surpreender a noiva e entregar o anel sem a presença dos familiares; outros preferem fazer o pedido em público de maneira original, e por aí vai.

Qualquer que seja a escolha de vocês, não esqueçam de fotografar tudo!

Para noivos mais jovens:

Noivos mais jovens podem preferir comemorar o noivado junto com a sua turma de amigos, enquanto seus pais desejam uma festa familiar.
Neste caso, uma boa idéia seria realizar um jantar íntimo apenas para os pais, irmãos e avós em um dia e uma festa mais descontraída para comemorar com os amigos em outro.

Os convites para o jantar serão feitos pessoalmente, enquanto que para a festa com os amigos poderão ser impressos no computador.
Sejam criativos e elaborem um design que tenha a ver com os estilo de vocês!

Para esta ocasião não faltam opções:

- Uma mesa de frios ou sanduíches de metro
- Noite do queijo e do vinho
- Encontro na pizzaria

- Churrasco

O importante é que seja uma comemoração alegre e descontraída, deixando a formalidade para o jantar em família.

A noiva poderá levar um caderno ou álbum para que os amigos deixem recados e posteriormente colar algumas fotos da festa.
Será uma recordação para sempre! Outra idéia seria publicar as fotos em um álbum virtual ou no Fotolog do casal e divulgar para que os amigos que participaram deixem recados.