O Noivo

Para Escolher o seu traje, o noivo deve observar:

- o estilo do casamento: informal/formal/ultraformal

- o horário: manhã/tarde/noite

- o seu tipo físico: gordinho/magro/baixinho/alto

- o traje da noiva: converse com a sua noiva para saber que tipo de traje estará de acordo com o vestido que ela escolheu.

Um terno de qualidade sempre faz bonito.

Pela manhã, você poderá optar por cores mais claras como o cinza ou o bege, embora o terno escuro possa ser usado em qualquer horário.
À tarde, os ternos cinza escuro ou azul marinho caem muito bem.
À noite, fique com o grafite ou preto.

Usar um traje branco não é uma boa idéia.
A não ser que o noivo seja militar e queira se casar usando o uniforme de gala, melhor seria optar por uma cor escura e deixar o branco para a noiva.

A camisa deve ser sempre mais clara que o terno e a gravata em tons mais escuros que a camisa.

Abotoaduras ou capas de botão deixam o traje ainda mais elegante (você encontra em joalherias).

Em casamentos formais, a tradição recomenda que o noivo use fraque ou casaca.
Lembre-se que se este for o caso, o mais importante é que você se sinta bem com o que está vestindo, não adianta nada seguir a tradição e ficar parecendo um homem engessado no altar.
Se o fraque não ficar bem em você, opte pelo meio-fraque.

Não escolha nada muito exótico só porque o dono da loja disse que "está na moda".

Quanto a comprar ou alugar o traje, você deve pensar o seguinte: um terno poderá ser usado em outra ocasião, mas o fraque, o meio-fraque e a casaca dificilmente serão usados novamente.

- Fraque – Paletó grafite ou preto mais longo atrás na altura do joelho, calça risca de giz, colete cinza, plastron prata e camisa rigor. Sem restrições de horários.

- Meio Fraque – Paletó grafite com um botão, calça risca de giz, colete cinza, plastron prata e camisa rigor. Também sem restrições de horários.

- Casaco Royalle – Casaco longo, lapela em cetim, colete com lapela em cetim sobrepondo a lapela do casaco, plastron italiano e camisa rigor. Ideal para casamentos à noite.

- Casaco Classic – Casaco longo sem lapela com a borda em cetim, botões embutidos ao abotoar o casaco, colete no mesmo estilo do casaco, tendo como opção à borda do colete em outro tom, plastron italiano a camisa rigor. Para casamentos à noite.

- Casaco Imperial – Casaco não muito longo com detalhes em prata nas laterais e botões prata em destaque, o casaco não é abotoado, coletes com detalhes prata na lateral semelhante ao casaco, plastron e camisa rigor. Para casamentos à noite.

- Túnica – Casaco longo em vários modelos, com botões ou sem botões, com colete, plastron a camisa rigor.
Em cores variadas em escuro e tons claros. Para casamentos de manhã ou à noite.

- Casaco Duomo – Casaco longo sem lapela, colete com lapela e cetim sobrepondo o casaco (a lapela do colete pode ser usado em outro tom), plastron italiano e camisa rigor.
Em tons claros para casamentos de dia e escuros para a noite.

Prove a roupa completa dois ou três dias antes.
Se não tiver o hábito de usar gravata, verifique com antecedência como colocá-la ou como dar o nó de maneira correta. A camisa deve estar com o colarinho confortável.

O sapato deve ser novo e confortável, bem lustrado e adequado ao traje.

Corte o cabelo com cinco dias de antecedência para que no dia o corte já esteja definido.