Pais/Padrinhos/Mães/Madrinhas

PAIS E PADRINHOS

Manda a tradição, que os pais e os padrinhos devem acompanhar o noivo: se ele usar terno, devem também usar terno, se optar pelo fraque, igualmente usá-lo.

Atualmente os noivos estão preferindo se vestir diferentes dos padrinhos, além de ser uma forma de destacar-se dos demais, tem sido considerado de muito bom gosto.
Outra forma muito elegante para diferenciá-lo dos padrinhos é a utilização de uma flor na lapela. Neste caso, o noivo deverá usar uma flor branca (um cravo ou outra que esteja também presente no buquê da noiva) e os padrinhos deverão usar um cravo vermelho.
Se o noivo optar por usar fraque ou meio-fraque, os padrinhos poderão usar terno, mas o contrário é inadmissível.

É muito importante informá-los do traje para que todos possam providenciá-lo a tempo.
Recomenda-se que todos (pais e padrinhos) aluguem os trajes na mesma casa de aluguel para que não haja muitas diferenças entre eles.


MÃES E MADRINHAS

Algumas noivas padronizam as cores que as madrinhas deverão usar, outras apenas combinam as cores para não haver o risco de modelos repetidos e outras ainda, não fazem objeções quanto ao traje das madrinhas.

Havendo definição de cores, quem escolhe primeiro é a mãe da noiva, em seguida a mãe do noivo e depois as madrinhas.

As mães poderão diferenciar-se das madrinhas adotando tonalidades fortes e deixando para elas os tons pastel ou vice versa.
As cores: branco, marfim e pérola não deverão ser usadas por mães ou madrinhas. O branco é exclusividade da noiva e as outras tonalidades são muito próximas do branco, portanto, evite-as. Evite também o preto total.


Mães e madrinhas deverão ser discretas, afinal, quem tem que aparecer nesse dia é a noiva!
Em casamentos pela manhã, podem usar vestidos ou tailleurs. Os tecidos mais indicados são: linho, seda, mousseline e crepe, na altura do tornozelo ou joelho em tons claros e suaves, podendo usar até mesmo estampado. Devem apenas ter o cuidado de usar tons diferentes dos da noiva.

À tarde os vestidos podem ser como os usados pela manhã ou mais longos, sem estampas e de cores que podem variar desde os tons claros até os mais fortes. Podem ser um pouco mais elaborados e com bordados suaves.
Para a noite, os vestidos devem ser longos e com toques de brilho. Decotes e fendas também podem ser usados.

Em todos os horários, recomenda-se usar bolsas pequenas ou de mão. À noite podem ser douradas ou prateadas.
Atenção: Em casamentos ao ar livre em sítios ou chácaras, evite usar saltos muito altos e muito finos para não correr o risco de torcer o pé ou afundar na grama!